As organizações lidam diariamente com grandes quantidades de documentos, que variam em termos de tipo, conteúdo ou importância.
Garantir a classificação precisa destes ficheiros pode tornar-se complexo, especialmente se for feito manualmente.
A classificação de documentos é o processo de atribuição de documentos a categorias relevantes para facilitar a sua gestão e análise.
O que é o Processamento inteligente de documentos – IDP ?
O processamento inteligente de documentos (IDP) aplica técnicas de inteligência artificial (IA) e de “Machine learning” para processar documentos estruturados e não estruturados que permitem à tecnologia ler e processar o conteúdo dos documentos como um ser humano.
Através da utilização de OCR (tecnologia que ajuda a extrair texto de imagens) e de “Deep Learning” (um subconjunto da “Machine learning”), o IDP é responsável por analisar os dados extraídos e catalogar os documentos de forma automática e sem intervenção humana.
Vantagens do IDP?
- Eficiência operacional: A extração e a introdução manual de dados podem ser demoradas e dispendiosas. O IDP poupa tempo e recursos.
- Conformidade: O IDP reduz o risco de erro humano. A gestão das tarefas de conformidade torna-se mais fácil, uma vez que existem “logs” que podem ser utilizados em caso de auditoria.
- Experiência do cliente: Com o IDP, os colaboradores são libertados das tarefas de leitura e processamento manual de documentos, proporcionando uma melhor experiência aos clientes pela maior eficiência em processos e decisões.
- Escalabilidade: O IDP é escalável e pode ser configurado para processar um tipo de documento (por exemplo: faturas) e processar apenas 100 documentos por dia, ou pode ser utilizado para processar dezenas de tipos de documentos diferentes (faturas, reclamações, extratos bancários, contratos, recibos, etc.) e processar milhares de documentos por minuto.